top of page

Psicanálise Clínica

 

 

 

 

 

É o atendimento realizado por um  Psicanalista Terapeuta  com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc

Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.

Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

 

Qual a diferença entre Psicólogo e Psicanalista

O Psicologo é um profissional clinico, ou seja, alguém que  trabalha no atendimento individual, ou em grupo, em consultório em sua maioria utilizando métodos cartesianos da escola freudiana, já um Psicanalista utiliza de ténicas interventivas diretas ao inconsciente ou seja sua abordagem é em maioria das vezes voltada ao inconsciente, com base em metodos juinguianos e técnicas holísticas.

 

A Psicanálise é um momento de acolhimento e desabafo de meus problemas?

Pode haver momentos onde você estará à vontade para desabafar, mas não se limita a isso. A grande importância  é a intervenção do Psicanalista com o intuito de trabalhar as questões trazidas ao processo. Sendo assim poderá haver dias nos quais o paciente sairá da terapia com a sensação de leveza, mas poder haver dias nos quais poderá ter a sensação de ter trabalhado muito conteúdo interno e reformulado muitos conceitos a seu próprio respeito ou a respeito do mundo. Nem sempre a terapia oferecerá a sensação de conforto mas pode ser possível que estes momentos estejam recheados de material importante ao qual, mesmo não sendo confortável o contato com tal material, não significa que o trabalho terapeutico não tenha sido importante.

 

Qual o momento certo para procurar um Terapeuta?

Aquele no qual percebe-se que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido ás questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais.

 

A terapia só funciona para quem quer fazer ?

Assim como não é possível fazer com que uma pessoa que está doente tome um remédio, quando se recusa a isso também pode não ser possível que ela se abra e aproveite as intervenções de um terapeuta quando não estiver pronta para tal.

 

Qual a diferença entre Psicoterapeuta e Psiquiatra?

O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento alopático .

O Psicanalista tem técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais utilizando de diversas técnicas como exemplo a Hipnose, Contelação sistêmcia dentre muitas outras técnicas.

 

Em quais casos a terapia pode ajudar?

Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos quando:

Sentir-se deprimido.

Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em público, iniciar amizades.

Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo

Depressão pós parto.

Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos.

Dificuldade em tomar decisão.

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.

Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas).

Passar mal sem causa orgânica, ou seja foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique.

Superar a timidez.

Ciúmes excessivo.

Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.

Pensamentos repetitivos e angustiantes.

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos, etc.

 

O Psicanalista pode contar para alguém o que foi dito em consulta?

Não, há um código de ética a ser respeitado e o sigilo paciente profissional.

 

Será que meu caso é para ser tratado com terapia ou posso resolver sozinho?

Muitas questões podem sim ser resolvidas sozinho, ou até passar pela vida toda sem resolver. Por exemplo, uma pessoa com timidez, nada a impede de passar pela vida com esta característica, mas pode recorrer à terapia caso  prefira  tratar desta questão.

 

 

bottom of page