Fitoterapia

O que é fitoterapia?

Fitoterapia: é a ultilização de plantas medicinais ou bioativas, ocidentais e/ou orientais, in natura ou secas, plantadas de forma tradicional, orgânica e/ou biodinâmica, apresentadas como drogas vegetais ou drogas derivadas vegetais, nas suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas e preparadas de acordo com experiências populares tradicionais ou métodos modernos científicos.

 

Podemos indicar e ou recomendar a fitoterapia em diversos desequilibrios físicos ou emocionais, desde diabetes a depressão, prevenir câncer em casos de históricos familiares, melhorar a qualidade de vida e promover um equilibrio bioenergetico.

 

A fitoterapia pode ser feita com manipulação em farmacias, chás de infusão e tinturas que são extratos da planta manipulados por profissionais de farmácia.

 

O termo Fitoterapia deriva do grego therapeia, tratamento, e phyton, vegetal, e diz respeito ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.

Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, por exemplo, surgiu por volta de 3000 a.C., quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

 

Fitoterapia x Medicamento Fitoterápico

 

A definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia em que são utilizados os extratos das plantas, sendo produtos industrializados. Já a Fitoterapia é uma ciência e engloba, além das preparações fitiofarmacológicas e dos medicamentos fitoterápicos, o uso popular das plantas em si.